Peixes & Companhia
Fórum Aquariofilia by Aquariofilia.net
A comunidade de peixes também está representada no Pet Festival. O Fórum Aquariofilia.net reúne peixes de água doce, água salgada e equipamentos, reunindo a comunidade dos apaixonados pelos peixes. Um espaço onde o visitante pode informar-se sobre as várias espécies de peixes que poderão fazer parte do seu aquário, assim como os cuidados a ter com temperatura, material decorativo, etc.
Neste espaço, o visitante pode também contar com um verdadeiro paraíso dos aquários, com a apresentação de vários aquários decorados a rigor, criando um ambiente único no âmbito do evento.
Fluviário vai à Escola
O maior Aquário Móvel da Europa volta a marcar presença com o seu Workshop – “O meu 1º Aquário”.
Este workshop tem como objetivo introduzir os mais jovens no mundo da aquariofilia, através da montagem coletiva de um aquário. Este será um ótimo momento para desmistificar curiosidades sobre os peixes e aquários.
Destaque também para a Galeria Sensorial onde estarão expostos um conjunto de modelos sensoriais e anatómicos que são réplicas fidedignas à escala real de várias espécies de peixes.
Killies by APK – Associação Portuguesa de Killifilia
A Associação Portuguesa de Killifilia (APK) é uma organização nacional sediada em Portugal, sem fins lucrativos, que tem por objectivo promover o estudo, manutenção e preservação dos peixes Cyprinodontiformes ovíparos, vulgarmente designados por killies. O que é a killifilia? Killifilia deriva do termo “killie” que tem origem na palavra holandesa “Kill” (ou “kjill”) e que significa algo como “pequeno canal de água”. Foi usado pela primeira vez para referir os Fundulus heteroclitus encontrados na América do Norte e que habitavam, precisamente, pequenos canais com água. Diz-se que estes peixes, os killies, são peixes que caem com a chuva. Esta é uma curiosidade engraçada, porque na verdade os peixes não caem do céu. Deve-se à rara forma de existência dos killies anuais que depositam os ovos no substrato de poças temporárias da chuva. Depois passam meses ou anos em “incubação” na terra até que chova novamente e faça eclodir os ovos.
Os visitantes poderão conhecer estes peixes, perceber porque são diferentes dos restantes e ainda ver os seus ovos.